Corpo, Vida e Biopolítica

Acaba de sair o livro Corpo, Vida e Biopolítica – encontros extensionistas em torno de Michel Foucault, organizado por Alessandra Daflon e Marcio Miotto. Links para download via editora e PhilPapers:


Sinopse:

O livro que o leitor tem em mãos é resultado do I e II Encontro de Estudos sobre Michel Foucault, eventos nacionais ocorridos em 2020-2021 e organizados pelo projeto de extensão da UFF – IHS – RPS intitulado “Introdução ao pensamento de Michel Foucault – Grupo de Estudos Jaguar do Fucô”, coordenado por Alessandra Daflon e Marcio Miotto. Os temas dos dois eventos foram “História da Sexualidade e Biopolítica” e “Corpo e Vida em Foucault”. Os capítulos aqui reunidos desdobram as temáticas do “corpo”, da “vida” e da “biopolítica” em assuntos que percorrem a epistemologia das ciências da vida, a arqueologia foucaultiana das ciências empíricas, a crítica de Foucault à psicanálise, a questão da loucura e da psiquiatria em torno da mulher e das questões de gênero, os dispositivos de segurança e biopolíticos envolvendo a noção de população, as relações entre subjetividade e verdade, o problema do governo de si e dos outros e as novas publicações atribuídas a Foucault desde a recente publicação de As Confissões da Carne. As contribuições – de Gustavo Caponi (UFSC), José Ternes (UFG), Pedro Cattapan (UFF), Sandra Caponi (UFSC), Regiane Collares (UFCA), Fabio Gesueli (UNICAMP) e Malcom Rodrigues (UEFS/UFBA) contribuem com diversas discussões em torno de Foucault. Elas fomentaram verdadeiros diálogos extensionistas a partir dos estudantes de graduação da UFF. O livro é dedicado a Roberto Machado e Heliana Conde, entusiastas do evento e do grupo de extensão.

Capítulos:

Gustavo A. Caponi – Da vida como causa à vida como efeito: do vitalismo de Xavier Bichat ao determinismo experimental de Claude Bernard

José Ternes – Conhecimento e vida

Pedro Cattapan – As críticas foucaultianas da hipótese repressiva e do tema da lei na psicanálise

Sandra Caponi – Gênero e psiquiatria: os estigmas das loucuras femininas

Regiane Lorenzetti Collares – Vidas desejantes e vidas indesejáveis em Foucault

Fábio Gonzaga Gesueli – Agostinho e o diabo do corpo: uma leitura da libidinização do sexo em As Confissões da Carne

Malcom Guimarães Rodrigues – Foucault, a genealogia da vontade e o problema da liberdade

Post a Comment

Lorem Ipsum

"All testing, all confirmation and disconfirmation of a hypothesis takes place already within a system. And this system is not a more or less arbitrary and doubtful point of departure for all our arguments; no it belongs to the essence of what we call an argument. The system is not so much the point of departure, as the element in which our arguments have their life."
- Wittgenstein

Lorem Ipsum

"Le poète ne retient pas ce qu’il découvre ; l’ayant transcrit, le perd bientôt. En cela réside sa nouveauté, son infini et son péril"

René Char, La Bibliothèque est en feu (1956)


  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP